Aqui é um espaço pra falar sobre assuntos que amo, e isso pode ser uma exposição, um desenho, uma caminhada ou mesmo sobre a minha cachorra!
…
Cultivando a percepção nas minhas caminhadas.
Desde pequena caminhar na praia era tipo meu parque de diversões. Esperava a maré baixar para explorar o que havia sob as pedras — descobrir sirizinhos e esponjas do mar — e, mesmo no meio do mato, colecionava folhas e sementes para criar brinquedos para minhas bonecas.
Hoje, continuo com essa prática, mas com uma consciência mais profunda de que essas caminhadas me conectam a outras formas de comunicação e a um diálogo interno comigo mesma. Caminho como se estivesse distraída... só que não. É um fingimento sem vergonha de alguém que, na verdade, está muito atenta ao caminho, sabendo que a escuta é uma via de mão dupla e que, se me torno rígida, o corpo não acompanha.
Muitas vezes volto para casa com algo nas mãos: uma concha, uma pedra, folhas... e começo a desenhar. Registrar os elementos que encontro é minha maneira de prolongar as sensações e pensamentos que surgem durante a caminhada. Como um exercício de observação, continuo a ecoar essa conversa e a experimentar novas formas de me aproximar desses seres que tanto amo.
Deixo aqui, como inspiração, essa fala do curador da 30ª bienal Luiz Pérez-Oramas.
Museu Noguchi em Nova York e a exposição maravilhosa da Toshiko Takaezu
No mês de maio tive a oportunidade de tirar uma semana e visitar minha irmã que mora em NY. Tirei uma manhã pra ir novamente neste museu que amo, um dos meus preferidos lugares na cidade.
O museu Isamu Noguchi fica em Long Island e vale muito a visita! Além de ter o jardim mais lindo, um oásis no meio da agitação da cidade, o espaço exibe as obras de Noguchi, além do trabalho de outros artistas.
Tive a chance de ver a retrospectiva de uma artista que me encantou, Toshiko Takaezu, com um corpo de trabalho tão sublime que inclui cerâmica, tapeçaria e pintura.
A exposição Worlds Within termina em julho e deixo aqui os links para quem quiser conhecer o trabalho dela.